Colaboradores


Luís Marton
Mantenedor
E-mail: atlasul.eco@gmail.com

Formação: Bacharel em Oceanografia pela Universidade de Itajaí – UNIVALI (2007), detém um MBA em Administração de Empresas com ênfase em meio ambiente pela FGV (2011) e atualmente cursa MBA em Data Science and Analytics pela USP/ESALQ (2022).
Área de Pesquisa: Modelagem Numérica de Ondas, modelagem atmosférica, hidrodinâmica, modelagem de óleo e gás, e Análise de Dados


Rachell Barboza
Mantenedora
E-mail: atlasul.eco@gmail.com

Formação: Bacharel em Engenharia Ambiental


Ph.D. Valdir Innocentini
Fundador/Colaborador
E-mail: vinnocentini@hotmail.com

Formação: Bacharel em matemática aplicada pelo IME-USP, mestrado em meteorologia pelo IAG-USP, e PhD em meteorologia pela University of Reading.
Vínculo Institucional: Pesquisador do INPE desde 1987.
Áreas de Pesquisa: Dedica-se ao desenvolvimento de modelos de ondas de superfície do mar acoplados a modelos atmosféricos de área limitada desde 1990. Mais recentemente estudou o efeito das gotículas geradas pela quebra de ondas no stress superficial e no sequestro de CO2. Nos últimos anos envolveu-se em modelagem dos processos que acompanham o óleo derramado no mar, seja em águas profundas ou águas rasas.


Ph.D. Ernesto dos Santos Caetano Neto
Colaborador
E-mail: caetano@unam.mx

Formação: Bacharel em Física pela USP (1974), Mestrado em Física pela UNESP (1976), Doutorado em Ciências Atmosféricas em Reading University, Inglaterra (1985) e Pós Doutorado em Ciências Atmosféricas em Toulouse, França (1992).
Vínculo Institucional: UNAM/México
Áreas de Pesquisa: Desenvolve pesquisas nas áreas de Dinâmica da atmosfera e dos oceanos de baixa frequência, Interações oceano-atmosfera tropical, Propagação de fluxo atmosféricos através de topografia complexa, Sistemas convectivos de mesoescala, Variabilidade e câmbio climático regional, meteorologia urbana e dinâmica da camada limite planetária e Gerenciamento de risco em eventos hidrometeorológicos extremos.


Ph.D. Fernando Túlio Camilo Barreto
Colaborador
E-mail: fernandotcbarreto@gmail.com

Formação: Bacharel em Oceanografia (2011), Mestrado em Engenharia Ambiental (2014) e Doutorado em Engenharia Ambiental (2020) pela UFES.
Vínculo Institucional: Oceanógrafo na PROOCEANO
Área de Pesquisa: Oceanografia Física, com ênfase em modelagem computacional de ondas gravitacionais irregulares geradas por espectros de energia, e em modelagem hidrodinâmica utilizando as ferramentas computacionais Delft3D e ROMS. Atualmente trabalhando em um projeto voltado para a construção de um modelo de dispersão de óleo em superfície e subsuperfície, baseado no método lagrangeano de partículas em conjunto com o método de dispersão em sub-grade do tipo random walk.


Ph.D. Julio T. A. Chacaltana
Colaborador
E-mail: julio.chacaltana@ufes.br

Formação: Bacharel em Engenharia Mecânica dos Fluidos pela UNMSM em Lima-Perú (1986), Mestrado (1993) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela COPPE-UFRJ-RJ (1997). 
Vínculo Institucional: Professor titular do Departamento de Engenharia Ambiental do CT/UFES (atual) e Pesquisador do PPGEA/UFES a partir de 1999. 
Áreas de Pesquisa: Hidrodinâmica, Transporte de Sedimento, Morfodinâmica. Dinâmica de estuários, Ondas.


Ph.D. Luciana de Freitas Tessarolo
Colaborador
E-mail: lutessarolo@hotmail.com

Formação: Bacharel em Engenharia Química pela Faculdade de Aracruz – FAACZ (2009), com ênfase em Meio Ambiente, Mestrado em Meteorologia (2012) e Doutorado em Meteorologia pelo INPE (2017).
Vínculo Institucional: Pós-Doutorado no INPE
Área de Pesquisa: Modelagem Numérica de Vazamento de Óleo/Gás a partir de Águas Profundas, com ênfase nos Processos Físico-Químicos associados.


Ph.D. Rogério Néder Candella
Colaborador
E-mail: r.candella@marinha.mil.br

Formação: Bacharel em Oceanografia (UERJ, 1983) e doutorado em Engenharia Oceânica (UFRJ, 2007). Vínculo Institucional: Pesquisador do Instituto de Estudos do Mar Alte Paulo Moreira – IEAPM/MB, desde 1986. 
Áreas de Pesquisa: Desenvolve pesquisas nas áreas de ondas superficiais de gravidade geradas pelo vento e oscilações do nível do mar em escalas infra e supra-maré, especialmente com medições e análise de dados.


Ph.D. Victor Azevedo Godoi
Colaborador
E-mail: victorgodoirj@gmail.com

Formação: Bacharel em meteorologia (2009) e mestre em engenharia oceânica (2011) pela UFRJ, e doutorado em Ciências da Terra (2018) pela Universidade de Waikato.
Vínculo Institucional: Analista de Dados na OceanPact Geo.
Áreas de Pesquisa: Oceanografia física, meteorologia dinâmica e variabilidade climática.